Menu

Por que entregar mais do que foi pedido?

Por: José Valdir Cavicchioli, Consultor de Transportes

Às vezes quando peço alguma coisa para meu filho de 14 anos recebo dele a exata medida do que solicitei. Para ilustrar a situação, dias atrás pedi que limpasse a mesa da churrasqueira. Ele fez isso incontinente, mas as cadeiras não entraram na sua mira de trabalho. É claro que temos que relativizar a idade (será mesmo?) e a (reconhecida) ausência de minha orientação, mas fica um leve sentimento de que poderia entregar um pouco mais.

No mundo corporativo não é tão comum observar pessoas que entregam além do requisitado. Acredito que todos já tenham lido a estória do chefe que, como resposta ao pedido de aumento de salário de um funcionário, solicitou a ele - o acomodado - e depois ao seu colega - o proativo - a compra de abacaxi na quitanda da esquina (quem não conhece clique aqui).

O sentimento de quem recebe o trabalho realizado na medida acima do esperado - o chefe no caso acima - é um misto de satisfação pelo resultado e reconhecimento de proatividade, uma das qualidades mais valorizados pelas empresas.

A primeira ideia do líder é que não seria necessário treinar as pessoas para estarem sempre dispostas a ir um pouco além do esperado. Mas não é bem assim. Em benefício das duas partes é louvável que o líder estimule em seus liderados o senso de entrega 110%.

Na jornada do crescimento profissional este é um atributo simples, ao alcance de todos, e que requer apenas uma habilidade: disposição. Mas preste bem atenção: não exija nada em troca. Faça por fazer, para ajudar, para servir. A entrega inconsciente do algo a mais em algum momento voltará de alguma forma. Pode ser uma promoção, um aumento de salário, um convite para remanejamento interno ou até mesmo um simples elogio, não importa. Não é demais dizer que entregar arrancando suspiros de quem pediu é um ato nobre em todas as áreas da vida.

Então vamos lá...deixe de lado qualquer ideia ideológica de que “se deve entregar na exata medida do que receber”. Esse pensamento o universo recolhe e devolve com a seguinte mensagem: fique onde está e seja feliz com o que está recebendo.