Por que você deve dividir informações?
Por: José Valdir Cavicchioli, Consultor de Transportes
Recentemente um proprietário de transportadora, meu amigo e cliente, disse uma frase que depois fiquei refletindo: “Quem divide informações tem mais sucesso”. Sentença simples, que teve minha concordância, e carrega boa dose de sabedoria. Quantas vezes omitimos alguma informação ou ensinamento que poderia gerar alguma contribuição a determinada pessoa ou grupo de pessoas? Isso normalmente acontece por várias razões, como egoísmo, falta de desejo de ensinar ou até mesmo por preguiça mental.
Consolidando a assertividade da afirmativa de meu amigo, vivi um caso na direção oposta na mesma semana. Liguei para um conhecido, funcionário de uma empresa de meu network, pedindo-lhe ajuda para determinada necessidade de um outro cliente; uma informação simples quanto a um certo sistema que ele faz uso. Sua resposta foi algo do tipo: “Vamos precificar a hora técnica para conversarmos...”. Apesar de minha surpresa, resolvi perguntar-lhe sobre outro produto que sabia que ele usava, mas a resposta se repetiu: “Vamos definir a hora técnica e conversamos fora de meu horário...”. A conversa terminou com os tradicionais comentários: “Ok, vamos pensar nisso, obrigado”. Sei que isso não vai acontecer, pois pessoas que só ajudam quando há alguma contrapartida não despertam o desejo de retomar o contato. Esse tipo de posicionamento, na minha modesta opinião, é de pessoas que pensam apenas no presente e se esquecem de cultivar o futuro. Logo, estabelecem amarras ao sucesso.
É preciso discernimento
Não estou querendo dizer que temos que falar tudo para todos. Obviamente existem informações protegidas, que só dizem respeito ao próprio meio, mas é preciso ter discernimento para fazer os filtros e compartilhar aquilo que pode ser compartilhado.
A corrente do bem é algo que transcende a racionalidade. Quanto mais dispostos estivermos em colaborar com as pessoas, independentemente do grau de proximidade, mais seremos ajudados na mão inversa.
Pense nisso! Afinal, o ato de contribuir é dos mais sublimes e certamente todas as pessoas têm algo de bom para compartilhar. E não precisa ter receio. Meu amigo cliente sabe muito bem disso, até porque ele um dos que não temem dividir informações. A propósito, ele é uma pessoa de sucesso.